Em fevereiro de 2002 dois Psicologos, Analistas do Comportamento, Wilton de Oliveira e Giuliana Cesar, fundaram o ITECH – Instituto de Terapia e Estudo do Comportamento Humano.
Teve início um ambiente que se interessa fundamentalmente pelo desenvolvimento da Psicoterapia, mais precisamente por uma de suas vertentes, a Terapia Analítico Comportamental.
Por isso, o nome, Instituto de Terapia.
Trata-se de uma forma de ajuda e tratamento que ocorre na relação face a face, Terapeuta- Cliente. Com um enfoque dialógico, de caráter fundamentalmente afetivo, através de metodologias devidamente testadas na Ciência do Comportamento.
Enfoca a promoção do autoconhecimento, e visa em todo o processo terapêutico a efetividade do tratamento, através do desenvolvimento de repertórios comportamentais comprometidos com a saúde mental e ou comportamental, de modo a alterar às complexas relações do cliente com o seu mundo.
O termo, Estudo do Comportamento Humano, faz referência a base da existência do Instituto enquanto um espaço de encontro de pessoas interessadas em conhecer o comportamento humano em toda a sua complexidade e diversidade. Isso caracteriza a singularidade do ITECH.
Abertura para receber, debater e divulgar o conhecimento produzido por todas as áreas, abordagens e disciplinas que têm contribuições significativas para o entendimento do fenômeno denominado: Comportamento Humano.
Contribuições da Psiquiatria, Filosofia, História, Biologia, Sociologia, Antropologia, Pedagogia, Economia, ou mesmo de outras abordagens da Psicologia que tem enriquecido o conhecimento do comportamento humano, além de contribuições artísticas (cinema, teatro, prosa e poesia).
O ITECH sonha ser um espaço multidisciplinar, democrático, aberto a diversidade, e que busca promover momentos de debate livre e afetivo, sempre com um forte amor ao conhecimento do Comportamento Humano.
Após dezenove anos de existência o ITECH atingiu a maioridade. Ganhou sede própria, com onze salas para atendimento terapêutico, espaço com 100 lugares para fazer seus eventos de estudos do comportamento humano.
Mais de dez mil clientes atendidos, e mais de dois mil alunos e profissionais em psicologia e áreas afins passaram pelo ITECH em suas diversas formas de interação até o momento: estágio supervisionado, cursos, palestras, conferências, encontros profissionais, grupos de estudo, cafés culturais e encontros inter e multidisciplinares.
Nesses encontros aprendemos que o comportamento do outro nos ensina quais devem ser os
passos seguintes para novas formas de ensino e aprendizagem.
Em 2021 pode-se observar com mais clareza o resultado destes anos de muito trabalho sempre feito com amor, disciplina, dedicação e ética.
Hoje, estamos em uma instituição com raízes fortes e profundas, de forma a desenvolver uma Terapia Analítico-Comportamental comprometida com o fortalecimento da profissão de Psicólogo. Através de uma conduta baseada na clareza de suas ações, na Ciência com o objetivo profissional de diminuir o sofrimento humano, sempre tendo em vista a extensão dos limites que existem para esse imenso desafio.