O ITECH e seu comportamento de ensinar e aprender

O ITECH nasceu com o compromisso de aprimorar a formação e o desenvolvimento de estudantes e profissionais de Psicologia interessados em aprender sobre Análise do Comportamento, Behaviorismo Radical e Terapia Analítico-Comportamental.

Espaços para compartilhar e promover debates sobre conhecimentos adquiridos através da experiência em Psicoterapia, relações com pesquisas e teorias sempre estiveram presentes na história do ITECH. Nessa direção, ocorreram encontros contínuos ao longo dos últimos 19 anos.


Em 2002 teve início o primeiro Grupo de Estudos em Terapia Analítico-Comportamental com um total de 30 psicólogos e estudantes de Psicologia. Leituras de textos teóricos, pesquisas, e estudos de caso com junções teóricas, sempre foram a base desse grupo ao longo dos anos.

Ainda hoje, em 2021, 19 anos depois, essa prática continua presente dentro do ITECH. Evidentemente, ocorreram alterações individuais ao longo do tempo. Mas o formato continuou o mesmo.

Nesse mesmo período foram conduzidos os 5 primeiros grupos de Estágio Supervisionado em Terapia Analítico-Comportamental. Cada grupo, com sete alunos. Alunos de Psicologia da PUC Campinas, UNIP, Fundação Padre Anchieta de Jundiaí, e Psicólogos fizeram parte desses grupos iniciais. Foram firmados convênios com diversas instituições para recebimentos de pacientes que não tinham condições de pagar atendimento psicoterápico. Cada aluno do grupo de supervisão atendia, ao longo de um ano, em torno de três pacientes. De modo que os grupos de estágio passaram a ter a função de tornar acessível a ajuda Psicoterápica a mais de 200 pessoas por ano. Essa forma de ajuda comunitária permaneceu nessas proporções ao longo de 13 anos.

Ainda em 2002, teve início um curso que visou um maior aprofundamento na prática da Terapia Analítico-Comportamental. Denominou-se, Formação Continuada em Terapia Analítico Comportamental. Temas que visavam interlocução com as produções tecnológicas da Análise do Comportamento e produções teóricas do Behaviorismo Radical, mais recentes, e suas implicações para a prática terapêutica, foram o alvo desse curso ao longo de 5 anos. De modo a contribuir com a formação de mais de 300 Psicólogos e Estudantes de Psicologia.

A troca contínua de conhecimento com áreas vinculadas a prática Psicoterápica sempre foram parte imanente da existência do ITECH. As experiências iniciais que demonstraram isso, se deram com os cursos denominados Interlocuções com a Psiquiatria. Uma primeira versão foi em 2002: Ansiedade: Quadro Clínico e Tratamento (Medicamentoso e Psicoterápico). Nos anos seguintes, os diálogos com a Psiquiatria tiveram continuidade, e reflexões sobre temas diversos ocorreram sempre com convidados de referência na Prática Psiquiátrica. Temas como Depressão, Transtornos de Personalidade (histriônico, borderline, narcisista), transtornos de ansiedade, obsessão compulsão e Transtorno Bipolar, foram foco de debate extenso e controvertido.



Duas formas de encontro mais amplos foram iniciados em 2003. Em maio ocorreu o, I Diálogos sobre Psicoterapia e Medicina Comportamental, onde foram convidados profissionais e professores de psiquiatria e medicina comportamental, além de professores e profissionais de Terapia Analítico-Comportamental. E o I Encontro Aberto de Terapia Analítico-Comportamental do ITECH, com o objetivo de produzir e debater conhecimento em Terapia Analítico-Comportamental. Para esse encontro, foram convidados profissionais reconhecidos pela Análise do Comportamento. Os dois encontros contaram com mais de 500 profissionais e estudantes de Psicologia e áreas afins.

O Diálogos ocorreu até o VI encontro. Por sua vez, O Encontro Aberto, ocorreu até a sua décima versão. Os dois encontros somaram mais dois mil alunos ao longo dos anos. Momentos em que o conhecimento se tornou o protagonista. O respeito, e o aprender com o outro, na sua forma mais viva, esteve sempre presente. Eles representaram o ITECH naquilo que mais motivou a sua existência: aprender com o outro e compartilhar o que se sabe com disciplina e muito amor ao aprendizado.



Em 2007, o ITECH promoveu um curso que concretizou seu sonho de estabelecer um espaço multidisciplinar para focar-se sobre o comportamento humano. O curso de chamou: Perspectivas Múltiplas para Entender o Comportamento Humano: Filosofia, História, Biologia e Psicologia. Um estudioso de cada disciplina foi convidado para debruçar-se, refletir e debater com os outros, de forma simultânea, sobre os seguintes comportamentos: Medo, Agressividade, Amor, solidariedade e tristeza.


Em 2008 o ITECH começou a flertar com a arte para entender o comportamento humano: sentimentos, pensamentos, e o agir mais complexo.

Surgiram dois espaços de interlocução: O Café no ITECH, e o Cinema no ITECH. O primeiro com o objetivo de utilizar diversas formas de arte: poesia, prosa ficcional, pintura, escultura, teatro, ou mesmo, o conhecimento racional e científico, por exemplo, Filosofia, Sociologia, Biologia para entender a complexidade do agir, sentir e pensar. Por sua vez, o Cinema no ITECH: um espaço único para se assistir um filme, e em seguida, um convidado promovia um momento de entendimento e reflexão sobre o tema tratado no filme.


O ITECH ainda vem construindo a sua história. Atualmente mais vivo do que nunca. Na plenitude de sua energia, vivacidade e sede por conhecimento.

Novidades virão por aí!

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