Quando o poeta latino, Horácio, cunhou o termo "Carpe diem" escrito por volta do ano 23 a.C, a expressão transmitia a ideia da importância de se aproveitar o momento presente, de desfrutar da vida e não se preocupar excessivamente com o futuro. Essa frase se tornou um lema ou conselho para viver o presente intensamente, pois a vida é fugaz e passageira.
A tradução “colha o dia” envolve a linda metáfora do, “colher”: um comportamento que busca “retirar” do mundo, “extrair” ou “coletar” do ambiente: o que existe de essencial. Uma extração que exige sensibilidade: um perceber, um sentir para se descobrir e descobrir o mundo.
Um processo, em grande parte, de autodescoberta, de autoconhecimento. Um processo em parte: individual, Único!
Saber que a colheita do dia está no presente: no “aqui e agora”. Não no amanhã!
A metáfora do colher envolve comportamentos. Seguem-se cinco exemplos:
- Buscar experiências significativas: Assim como colher frutos, colher o dia pode implicar em buscar e se envolver em experiências que sejam valiosas e enriquecedoras para nós, como explorar novos lugares, conhecer pessoas interessantes, experimentar atividades gratificantes … .
- Apreciar momentos simples: Assim como apreciamos o sabor de um fruto maduro, colher o dia pode significar valorizar os momentos simples da vida, encontrar alegria nas pequenas coisas cotidianas, como um nascer do sol, um momento de risada com amigos, um passeio ao ar livre …
- Concretizar objetivos e sonhos: Assim como colher os frutos de um trabalho árduo, colher o dia pode envolver a realização de metas e objetivos pessoais, sejam eles profissionais, acadêmicos, criativos ou quaisquer outros que nos tragam um senso de realização e satisfação pessoal.
- Conectar-se aos outros. Da mesma forma que compartilhamos a colheita com outras pessoas, colher o dia pode incluir nutrir e fortalecer relacionamentos significativos, expressar amor e afeto, cultivar conexões emocionais e construir laços mais profundos com aqueles que são importantes para nós, ou que construímos essa importância.
- Aproveitar oportunidades: Assim como colher o fruto no momento certo antes que amadureça demais, colher o dia pode significar estar atento às oportunidades que se apresentam em nossa vida e aproveitá-las, seja no âmbito pessoal, profissional ou de crescimento pessoal.
Wilton De Oliveira
ITECH- Instituto de Terapia e Estudo do Comportamento Humano
Warning: Undefined array key "preview" in /home2/itech538/public_html/wp-content/plugins/oxygen/component-framework/components/classes/comment-form.class.php on line 79